top of page

Startup é selecionada para final do Ideas for Milk 2018

Procurando desenvolver mais inovação no setor agropecuário, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, será realizada em São Paulo a final do Ideas for Milk, o maior desafio de startups voltadas para a área láctea do país. Entre as finalistas, encontra-se a MilkChain, startup de Juiz de Fora que participa do portfólio de projetos da Cohub - Aceleradora de Startups.


A MilkChain propõe o uso de Internet of Things (IoT) e da tecnologia blockchain para que o produtor, laticínios e cooperativas possam monitorar em tempo real todo o processo na cadeia do leite. Esse acompanhamento se torna viável pelos sensores presentes nas MilkTampas, dispositivos inteligentes que substituem a tampa de verificação nos tanques de leite nas fazendas.


Equipe da startup MilkChain em trabalho de campo. Foto: Acervo pessoal

O dispositivo monitora 24 horas por dia a temperatura, volume, umidade e luminosidade dentro dos tanques de leites nas propriedades rurais e todas essas informações são disponibilizadas através de um aplicativo no celular e dashboard para computadores. O objetivo deste monitoramento é certificar se o leite foi armazenado de acordo com as normas de qualidade. Será possível, no segundo momento, o cliente final ter acesso a essas informações e saber de onde veio o leite que ele está consumindo.


A tecnologia de Blockchain possibilita que todas as informações dos tanques sejam certificadas e disponibilizadas para todos os membros da cadeia, desde os produtores rurais até as fábricas de laticínios. E não é possível alterar os dados coletados. De acordo com Marco Túlio Raposo, um dos fundadores da Milkchain: “Antes da MilkTampa os produtores de leite eram anônimos. Agora o consumidor pode saber de onde veio o leite, como ele foi armazenado, quem é o produtor. A rastreabilidade é uma alternativa mais barata para evitar a adulteração do leite.”


O Ideas for Milk

A MilkChain é uma das seis finalistas na categoria Nacional do Ideas for Milk, desafio realizado pela Embrapa em parceria com as empresas Agripoint, Kick Venture, Qranio e Carrusca Innovation. Ele busca por projetos que proponham soluções para os diversos segmentos da cadeia produtiva do leite, promovendo eficiência, melhoria da qualidade, aumento da produtividade e redução dos custos.


Segundo o censo agropecuário publicado pelo IBGE na última semana de julho de 2018, de 2006 a 2017, a produção de leite no Brasil aumentou 46,3%, e esta maior eficiência da atividade se deve a adoção de tecnologias digitais no campo. Por isso, há uma grande procura por startups voltadas a este setor econômico, que tenham ideias inovadoras de modelos de negócio, produto, processo ou serviço, baseadas em software web, aplicativo mobile e/ou solução em hardware, incluindo Internet das Coisas (IoT).


Conheça mais sobre o Ideas for Milk clicando aqui. E fique por dentro do trabalho da Cohub acompanhando nossa página no Facebook.

146 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page