top of page

Entenda qual é o papel de uma aceleradora


Recentes no Brasil, as aceleradoras participam ativamente do crescimento de novos negócios, oferecendo investimento e valioso networking para startups.

As primeiras aceleradoras - empresas focadas em investir em negócios iniciais para que eles possam crescer e alcançar o sucesso rapidamente - chegaram no Brasil em 2012. Ao promover o crescimento de múltiplos negócios, contribuem para o crescimento da economia como um todo.


Elas têm um papel vital para o ecossistema empreendedor, seja ele a nível municipal ou nacional. Estas empresas funcionam como captadores de investimento, oferecendo às startups ajuda financeira, amparo tecnológico, treinamento, aproximação a investidores e grandes empresas, além de mentorias com especialistas experientes.


Elas trabalham com metodologias de rápido crescimento, para que esses negócios possam escalar sua margem de lucros em curto espaço de tempo, preferencialmente, em meses. As aceleradoras investem nas startups um capital chamado de “Dinheiro de sobrevivência”, e em contrapartida têm direitos sobre parte das ações.


O acompanhamento a essas empresas é feito até elas atingirem o break even, quando já estão gerando receitas suficientes para pagarem as contas. Para garantir que as aceleradas chegarão a essa tão sonhada fase, as aceleradoras investem pesado em programas de aceleração e na criação de parcerias que possam ajudar as startups a se integrarem no ecossistema empreendedor que deseja.


Uma startup participa de várias fases de aceleração, sempre acompanhada por mentores e especialistas da aceleradora

Uma aceleradora mantêm contato estreito com grandes empresas, criando canais entre suas aceleradas e executivos importantes. Ela possui também uma forte e variada rede de investidores, a fim de garantir que suas startups consigam captar recursos e investimentos adequados aos seus negócios.


Um dos pilares da aceleradora é a mentoria. O mentor é um empreendedor ou especialista experiente, com boa rede de contatos, disposto a agregar seu conhecimento à startup, tornando-se o guia e conselheiro dela. Quanto mais mentores a aceleradora tem em seu time, maiores são as chances de sucesso de suas aceleradas.

Além das mentorias, algumas aceleradoras oferecem também serviços gratuitos desenvolvidos por seus integrantes, como serviços contábeis, jurídicos, e financeiros.


Entretanto, diferente das incubadoras - focadas em projetos que se encontram na fase de pesquisa e prototipagem, e geralmente ligadas a universidades - as aceleradoras são focadas em negócios mais estruturados, que possuam um mínimo produto viável (MVP) pronto para ir para o mercado, dando retorno do capital investido rapidamente.

Conheça a estrutura da Cohub e veja como podemos ajudar sua startup a chegar no topo.

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page