top of page

Rastreabilidade: a nova queridinha da indústria de alimentos e bebidas


Conhecer a procedência de alimentos e bebidas tem se tornado cada vez mais requisitado pelos consumidores

A rastreabilidade está se tornando uma função vital para a segurança e qualidade dos produtos em várias indústrias do setor de alimentos e bebidas: leite, cerveja, vinho, etc. Esta tecnologia permite ao consumidor identificar onde o produto foi fabricado, por quais etapas passou, desde sua produção até a distribuição nos pontos de venda. Os produtores também se beneficiam, monitorando o processo em tempo real.


A MilkChain, uma startup do portfólio da Cohub foi selecionada para a final do Ideas for Milk 2018 propondo esta solução. Ela aliou as tecnologias de IoT e Blockchain para criar uma tampa de tanque de leite que permite o monitoramento 24 horas por dia das condições do mesmo.


Através desta tampa é possível verificar o volume, temperatura, umidade e luminosidade dentro dos reservatórios nas propriedades. Todos esses dados são disponibilizadas para o produtor, fábricas de laticínios e cooperativa através de um aplicativo no celular e dashboard para computadores.


Com o monitoramento das condições do leite é possível acompanhá-lo por todas as etapas da cadeia produtiva e coibir a adulteração da bebida. Isso garante ao consumidor a qualidade do produto que estará consumindo e atesta o compromisso dos produtores de leite e todos os demais envolvidos no processamento.


Além de diminuir as oportunidades de fraude, a rastreabilidade possibilita ao produtor um maior controle sobre as informações e dados relacionados à sua produção, independentemente do volume dela. É possível ainda garantir que o leite, ou qualquer que seja o alimento e bebida rastreado, seja levado para a próxima etapa da cadeia ainda fresco, evitando estorno e desperdício.


Os laticínios, por sua vez, podem trabalhar com o marketing de lotes específicos, pois assim como os consumidores finais, terão como saber a procedência de toda a matéria-prima com a qual estão trabalhando.


Para receber mais conteúdo sobre inovação, curta a página da Cohub no Facebook.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page