top of page

O que é uma aceleradora de startups?


A Cohub veio para Juiz de Fora para ajudar startups a crescerem e conquistarem o mercado

Uma aceleradora é uma empresa que investe no crescimento rápido de startups, dando apoio à elas e facilitando a criação de networking e captação de recursos. Essencialmente, aceleradoras buscam por modelos de negócios que sejam escaláveis, repetíveis e que possam crescer sem gerar grande aumento nos custos de operação.


Estas empresas colocam as startups em contato direto com investidores e grandes empresas, possibilitam a aproximação com mentores experientes e oferecem apoio financeiro e infraestrutura. Por isso, a taxa de mortalidade dos negócios desenvolvidos dentro das aceleradoras é mais baixa.


Além do mais, as aceleradoras investem capital próprio nestas empresas, chamado de “Dinheiro de Sobrevivência”. Isto faz com que elas se dediquem bastante para que o negócio dê certo, pois uma aceleradora só tem sucesso, se a acelerada tiver.


As aceleradoras podem ser procuradas por startups desde os estágios iniciais de desenvolvimento, e ambas irão trabalhar juntas até que se chegue no produto mínimo viável (MVP). A aceleração em si ocorre a partir do momento em que se tem o produto até a escalada de vendas do mesmo.


E as startups emergentes também podem procurar por elas para conseguirem novas rodadas de investimento, visto que o processo de aceleração só termina quando os negócios atingem o break-even, isto é, tornam-se capazes de pagar as próprias contas. Todas essas etapas são realizadas em um espaço de meses, e, em troca, as aceleradoras têm direito a um percentual das ações da startup acelerada.

A primeira aceleradora do mundo, Y Combinator, foi criada em 2005, por Paul Graham, Jessica Livingston, Robert Morris e Trevor Blackwell, no Vale do Silício. Entre as centenas de empresas aceleradas por ela se encontram a Airbnb, Dropbox, Reddit e outras. Na mesma época, outra aceleradora renomada iniciava suas atividades no Colorado, a TechStars. No Brasil, as aceleradoras começaram a fazer parte do ecossistema empreendedor em 2012, quando o Governo Federal integrou várias delas no programa Startup Brasil.


A Cohub é uma aceleradora com escritório em Juiz de Fora e São Paulo, com conexões espalhadas em todo o Brasil. Estamos dispostos a ajudar no crescimento de startups voltadas para variados setores, como o agronegócio, turismo, cervejaria, etc.


Além de um extenso networking, contamos também com um laboratório próprio de inovação e IoT (Internet of Things) que nos permite desenvolver projetos direcionados para as necessidades de cada empresa acelerada por nós.


Para participar de nosso ecossistema, inscreva sua startup aqui.

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page