O que é uma startup?


Saiba o que define uma startup e quais suas características

Desde o estouro da bolha ponto.com entre 1990 e 2000, esse termo tem sido muito usado. Mas, afinal de contas o que é uma startup? É um grupo de pessoas procurando por um modelo de negócios que seja repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.


Em seus estágios iniciais, o Facebook, YouTube, Google e outros grandes eram startups, entretanto, hoje não são mais. Isso porque uma startup é uma equipe enxuta e multidisciplinar que desenvolve um produto e/ou serviço em busca do melhor modelo de negócio, uma vez que ele se consolide e fique sólido já não é mais uma startup, sim uma empresa.


Por outro lado, nem todo site que acaba de ser criado é uma startup. Para ser considerada como startup é preciso que o modelo de negócios seja escalável, ou seja, o produto disponibilizado por elas deve ter potencial de ser adquirido pelo maior número de clientes possível, sem gerar novos custos conforme ela os conquista.

E também repetível, isto é, todos os clientes terão acesso ao mesmo produto/serviço sem necessidade de a startup fazer adequações maciças em sua estrutura sempre que um novo usuário se junte à ela. Por isso, muitas startups optam por usar a internet e tecnologias da informação como suas aliadas, pois é mais fácil crescer, sem aumentar os custos, no ambiente digital.


E enquanto procuram pela forma de crescer mais rapidamente, as startups precisam revisar a todo momento seu modelo de negócio - a forma como transformam seu trabalho em dinheiro. Daí, sua preferência pela ferramenta Quadro de Modelo de Negócios (Canvas), ao invés do tradicional plano de negócios que conta com dezenas de páginas.


A incerteza faz parte da rotina de uma startup, o mercado se altera constantemente, os clientes mudam de ideia sobre seu produto, concorrentes brotam do nada, e no final das contas, o projeto da empresa pode não ser tão bom assim. Saber gerir o negócio é crucial para que ele dê certo, e não só sobreviva, como cresça e se consolide.


Conheça como a Cohub pode ajudar sua startup a se acelerar e chegar no topo.

33 visualizações0 comentário

© 2017 - Orgulhosamente criado pela equipe cohub

Siga-nos

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now